19 maio 2008

Carola (Novo Álbum de Ana Carolina)


Apesar das críticas ferrenhas que eu tenho a respeito da Ana Carolina, estou para dizer que adorei o seu novo CD duplo, “2 Quartos” – dele só ouvi o “Quarto”, porque o “Quartinho” o e-mule ainda não me permitiu o prazer (não, eu não compro CD).

O que me chamou mais a atenção, além do escracho homossexual, foi a canção “Notícias populares”




Tudo se acaba.
Olha o noticiário!
Água se acaba.
Se acaba a prece do vigário.
E eu quero ser a mendiga suja e descabelada
Dormindo na vertical.
Entender como a vida de alguém
Se acaba antes do final.

Prefiro Lou Reed do Velvet Underground.
Gosto de Silvia Plath, S.Eliot,
Emily Dickinson, Lucinda,
Délia, Manoel de Barros ficam eternos por mim.

Esqueço a crise da Argentina
Quebrando o pau com a menina no sinal
Em castelhano, ê
Eu furo os planos, ê
Eu furo o dedo, mando vê
Examinando, lanho o braço
Aperto o passo. Não sou louca!
É...

Tomei um tiro
No vidro do meu carro
É a pobreza
Tirando o seu sarro
Foi meu dinheiro
Foi meu livro caro
Que façam bom proveito
Da grana que roubaram
Porque eu trabalho
E outro dinheiro eu vou ganhar

Tomei um táxi
O motorista, mexicano,
Veio falando sobre o onze de setembro.
Havia um homem na calçada lendo o "Código Da Vinci"
Ou lia o código da venda?

E na parada havia um peruano
Cheio de badulaques, ô
Vendendo Nike, ô
Vendendo bike, Coca Light, canivete
Aceita cheque pros breguetes.
Notícias do Iraque na Tv da lanchonete.

Notícias populares
Voam pelos ares
E amanhã, meu nêgo, ninguém sabe
Se alguém recua ou se alguém invade
Se alguém tem nome ou se alguém tem fome.
Que façam bom proveito
Do pouco que restar
Se tanta gente vive
Só com o que dá pra aproveitar.

Tudo se acaba.
Olha o noticiário!


Me deixou pensando bastante. Primeiro fiquei levemente emputecida. Me aborrece muito, no mundo do entretenimento, a maneira errada como vêem o jornalismo. Pego o exemplo do filme que me fez querer ser jornalista: “Intimo e Pessoal” (“Up Close & Personal”, EUA, 1996, Jon Avnet). Tally Atwater queria ser jornalista por todos os motivos errados e o final feliz, de certa forma, prevaleceu. Sem falar nas telenovelas brasileiras. Alguém aí se lembra de “Celebridade”( Rede Globo, 2003, Gilberto Braga)? Era ridícula aquela urubuzada toda em torno da Maria Clara Diniz e Cia. LTDA.

E depois tem a parte:


“Notícias populares
Voam pelos ares
E amanhã, meu nêgo, ninguém sabe
Se alguém recua ou se alguém invade
Se alguém tem nome ou se alguém tem fome”.


Reflete exatamente a efemeridade do nosso serviço enquanto jornalista. Jornal de ontem é fundo de gaiola. Quem é que se lembra de Ingrid Betancourt? Dos vazamentos na Baía de Guanabara (foram tantos, não é?)? Quem pagou o preço? Quem se lembra da crise Argentina? O que era mesmo o mensalão? Santa memória curta!

A quantidade de frases, aparentemente soltas, que ela coloca na música, são outro indício de que um jornalista “sabe pouco de muita coisa”. A “crítica da superficialidade” se é que posso colocar assim. O duro é admitir que muitas vezes isso é verdade. O jornalista tem mesmo que saber de tudo. Só que é humanamente impossível se aprofundar em todos os assuntos. Principalmente pelo infinito espaço que dispomos para a informação.

Uma outra coisa que me intrigou nesta música é a menção à pobreza. Outro dia, conversando com meu irmão, ele, tentando como sempre criticar a minha profissão (sim, ele é muito gentil), ele me chamou a atenção para uma coisa. Ele disse: “já observou como piada de pobre vende?!”. O exemplo usado na ocasião foi o Terça Insana, com a enquete “D.Edith Lança livro”. E é engraçado!


O que me deixa agoniada é que existe todo um sistema do ovo e da galinha envolvido nisso. As pessoas gostam de ver “Faustão” porque ele está no ar há 1000 domingos, ou ele está no ar todo domingo porque as pessoas gostam de assistir. Um sistema que é impossível reverter ou quebrar. Mas, como todo sistema, pode ser burlado.


Ou talvez eu tenha uma visão romantizada da profissão.

Um comentário:

Lucas Santtos disse...

eai. nossa eu adoro Ana Carolina. Nao sou um gde fã seu, mais tenho muito respeito por sua voz {que acho excelente} e por suas musicas que sao lindas, ainda nao tive a opoortunidade de ouvir todo o CD nvo, mais assim que der eu vou baxar e ouvir!